Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
7 février 2011 1 07 /02 /février /2011 12:36

Diego-Rivera_avila.jpg

 

 

 

ÉTICAS CONSEQUENCIALISTAS

Teorias morais segundo as quais as acções são correctas ou incorrectas em função das suas possíveis consequências ou resultados. Exemplo: romper uma promessa será correcto ou incorrecto, dependendo das consequências boas ou más que resultem da acção. O utilitarismo é a forma mais conhecida de consequencialismo.

 

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS

Teorias morais segundo as quais certas acções devem ou não devem ser realizadas, independentemente das consequências que resultem da sua realização ou não realização. As éticas deontológicas opõem-se ao consequencialismo porque consideram que existem actos que são correctos ou incorrectos em si mesmos. Exemplo: romper uma promessa é sempre incorrecto, independentemente das consequências boas ou más que possam resultar da acção. ( Perspectiva de Kant )

 

 

HEDONISMO

Teoria que identifica o bom com o prazer e o mau com a dor. A vida boa, a vida digna de ser vivida, é aquela que procura o prazer e evita a dor.

O utilitarismo é hedonista: as acções são correctas na medida em que, previsivelmente, tendem a promover a maior felicidade global (o prazer), e incorrectas na medida em que, previsivelmente, tendem a gerar o contrário da felicidade (a dor).

 

Partager cet article
Repost0

commentaires