Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
21 novembre 2010 7 21 /11 /novembre /2010 18:27

115194.jpg

 

Contrariamente aos animais, sujeitos a um determinismo que os faz comportar-se de acordo com uma programação biológica, o ser humano tem a possibilidade de escolher e de decidir o que quer fazer de si mesmo e está aberto em relação ao futuro. Contudo, a sua liberdade e a sua capacidade criadora estão sujeitas a limitações e a condicionalismos circunstanciais. As suas características biológicas, as condições físicas do seu ambiente e a influência do seu meio sócio-cultural influenciam e condicionam a sua acção.

Condicionantes:

- Hereditárias, físicas e biológicas

- Psicológicas

- Ambientais

- Históricas e culturais

 

Lê atentamente o seguinte texto/apontamento:

 

Limitações da acção apontamento 

 

Os condicionamentos físicos, biológicos , psicológicos, sociais e culturais, longe de serem absolutamente determinantes e constrangentes, são possibilidades oferecidas ao ser humano para que com eles construa a sua vida e lhe dê sentido.

  

a

 

Atenção a este texto de Fernando Savater:

 

«(…) por grande que seja a nossa programação biológica ou cultural, nós, seres humanos, podemos acabar por optar por algo que não está no programa (…). Podemos dizer “sim” ou “não”, quero ou não quero. Por muito apertados que nos vejamos pelas circunstâncias, nunca temos um só caminho a seguir, mas sempre vários. (…) Não somos livres de escolher o que nos acontece (ter nascido certo dia, de certos pais, em tal país, sofrer de um cancro, ser bonitos ou feios, …, etc.), mas somos livres de responder desta maneira ou daquela ao que nos acontece (obedecer ou revoltar-nos, ser prudentes ou temerários, vingativos ou resignados, vestir-nos de acordo com a moda ou disfarçar-nos de ursos das cavernas, etc.»

 

 

Partager cet article
Repost0

commentaires